BICS

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O MÉTODO BICS pode ser aplicado para a reparação de fissuras em todos os tipos de estruturas de concreto.
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MÉTODO “BICS”

Polímeros de alta resistência, tais como a resina epoxi, têm sido utilizados no campo da engenharia civil, desde 1955 e hoje são a “terceira Matéria-Prima na construção”. Um exemplo típico de aplicação é visto no método de injecção de resina usado para reparar fissuras desenvolvidas em estruturas de concreto. Devido ao fato de que não termos meios para executar verificações internas ao reparar fissuras em estruturas de concreto, a necessidade de alcançar a injeção positiva de materiais é realmente de grande importância.

Os métodos de injecção podem ser agrupados em dois tipos, no qual a primeira injecção é realizada a alta pressão, a alta velocidade e dentro de um curto espaço de tempo, e a outra em que é efectuada a baixa pressão, baixa velocidade, levando tempo. Ambos os métodos, no entanto, não ficaram sem a sua quota de desvantagens. No primeiro caso, o selante é susceptível de se rompido, e em vez de chegar ao final das fissuras, o material é capaz de espalhar-se perto da entrada, não conseguindo atingir os cantos mais profundos. Enquanto isso, o último método assegura injecção positiva, mas requer um alto grau de conhecimento, além de tempo.
Agora este inconveniente foi superado pelo método “BICS” desenvolvido pela equipe técnica da SHO-BOND. O novo método baseia-se num conceito original que atribui a tarefa de baixa pressão, baixa velocidade de injecção, que era baseada na mão de obra, agora passa a ser uma pressão criada pela ação de retração do tubo de borracha. O BICS (Balão de Injeção para Estruturas de Concreto) método é executado utilizando-se os “BL-INJECTOR” e “BL-GROUT”, um material de injecção à base de resina epoxi. O MÉTODO BICS assegura injecção com pressão positiva de material mesmo em fendas muito pequenas.

Embora a injecção seja realizada à baixa pressão e baixa velocidade, permite grande redução do tempo de trabalho de injecção. Isto é porque a parte do trabalho da injecção que exige mão de obra pode ser executada em um tempo bastante curto: o resto é realizada lentamente, a baixa pressão, utilizando a pressão do tubo de borracha do BL-INJECTOR (aproximadamente 340 kPa.). O mérito principal do BICS é que o material pode ser injetado de forma positiva para as partes mais profundas das fissuras, enquanto permite grande economia de mão de obra.

EFEITOS DA INJEÇÃO COM O “BL-INJETOR”

Como a injeção com uma resina epóxi de ultra-baixa viscosidade, a pressão interna aumenta gradualmente, fazendo com que o tubo de borracha incha pouco a pouco. A injeção é continua até que o diâmetro externo do tubo de borracha atinja o valor determinado. Ele é concebido de tal forma que a pressão interna do BL-INJETOR seja mantida constante ao diâmetro externo do tubo de borracha. Uma vez que a pressão interna aumenta com o nível especificado, o trabalho de injetar o material é deixada para o BL-INJETOR, que continua realizando o trabalho por longos minutos, fazendo com que o material de injeção (resina epóxi) possa penetrar nas partes interiores das fissurass.

CARACTERÍSTICAS DO MÉTODO “BICS”

1 – INJEÇÃO POSITIVA da resina de injeção em cada canto e e nas partes mais profundas das fissuras; Através da utilização da pressão interna gerada no interior do tubo de borracha, a injecção pode ser continuada durante longos minutos, sem a ajuda de mãos humanas. Assim, o material de injecção irá penetrar perfeitamente ao fundo nas fissuras, incluindo peças como espaços desenvolvidos pela separação das barras de aço inseridas no concreto.

2 – REDUÇÃO DE MÃO DE OBRA

O trabalho de injeção é simples, pois consiste apenas de bombeamento no BL-injector até o diâmetro especificado, e pode ser realizado em qualquer momento, independentemente de o trabalhador ser qualificado, ou não.

3 – CONTROLE DE PRESSÃO POSITIVA

Quando diâmetro externo do BL-INJECTOR incha a 25mm, ou seja, o dobro do seu tamanho original, E a mangueira de borracha é desconectada, a válvua de entrada mantém a resina no interior do BL-INJETOR sem retorno ou vazamentos. A partir daí, o trabalho de injecção vai ser continuado pela pressão gerada pela ação de encolhimento da borracha (retorno da borracha), permitindo assim um controle da pressão simples e positiva.

4 – CONFIRMAÇÃO DO ENDURECIMENTO DO MATERIAL INJETADO

O Controle de trabalho simples e perfeito é assegurada, verificando-se o estado endurecido do material injetado remanescente no interior do tubo de borracha.

APLICAÇÃO DO MÉTODO “BICS”

O MÉTODO BICS pode ser aplicado para a reparação de fissuras em todos os tipos de estruturas de concreto.

1 – ESTRADAS E FERROVIAS

Estruturas de concreto associadas com as pontes e elevados (pilares, vigas, lajes, grades, postes, etc);
Revestimentos de concreto para túneis e viadutos;
Estruturas de concreto associados metrôs;

2 – CONSTRUÇÕES

a. Estruturas de concreto associados edifícios, armazéns e complexos habitacionais (vigas, pilares, pisos, paredes, etc);
Estruturas de concreto associados fábricas e usinas (edifícios, silos, tanques de armazenamento, chaminés, bases para máquinas, etc);

3 – REDE DE ÁGUA, ESGOTO E IRRIGAÇÃO

Estruturas de concreto associados a plantas de purificação e distribuição de água (tanques de água e hidrovias);
Estruturas de concreto associados com obras de tratamento de esgoto (tanques de vários tratamentos, cursos de água, etc);

4 – ENERGIA ELÉTRICA

Estruturas de concreto associadas com hidro-elétrica, usinas termelétricas e nucleares (barragens, canais, tanques de neutralização, sistemas de águas residuais, etc);

5 – PORTOS E RIOS

Estruturas de concreto, tais como revestimentos, quebra-mares, cais de desembarque, etc;
Estruturas de concreto, tais como portas, taludes de barragens, vigas, etc;

6 – OUTROS

Estruturas de concreto, tais como piscinas, pistas de pouso, muros de arrimo, etc;

MÉTODO DE APLICAÇÃO

1 – PREPARAÇÃO DO SUPORTE

Usando uma lixadeira de disco, escova de aço ou similar, remover toda a nata de cimento, poeira, etc., da área ao longo da fissura para uma largura de cerca de cinco centímetros. Óleo e graxa devem ser limpos com um pano umedecido com removedor.

2 – ESPAÇAMENTO E COLOCAÇÃO DAS BASES DOS BICOS NO SUPORTE

O espaçamento dos bicos depende da largura e da profundidade da fissura. Normalmente utiliza-se como espaçamento entre bicos, o dobro da espessura da laje ou viga, ou em outras estruturas, é necessário investigar a fissura previamente. Usando uma massa epóxi de selagem, prenda o encaixe de tubulação para o centro da fissura deixando livre a parte central da base para a passagem da resina de injeção. A espessura da massa de colagem da base deve ser de aproximadamente 3 mm.

3 – VEDAÇÃO

Usando uma massa epóxi de selagem, vedar a área em torno do tubo de encaixe em conjunto com as extremidades de frente da fissura para uma largura de 5 cm e uma espessura de cerca de 3mm.

4 – CURA DO SELANTE

Deixar curar por 24 horas, mas em algumas situações, pode-se utilizar uma massa selante de cura rápida (aprox.3 horas).

5 – INSTALAÇÃO DE BL INJECTOR

Conectar o terminal conector do BL-injector completamente na montagem da tubulação.

6 – INJEÇÃO

Após a mistura da resina de injeção na devida proporção, verter a mistura para uma bomba. O trabalho de injeção é realizado pelo ajuste do tubo de injeção, para a abertura de injeção do BL-INJETOR. Pare de injeção quando o diâmetro externo do BL-INJECTOR alcançar cerca de 25 mm (cerca de duas vezes o seu tamanho original.) Em seguida, passar para o próximo bico de injeção.

7 – CURA DO MATERIAL INJETADO

Deixar curar o material injetado por aproximadamente 24 horas, ou observar o endurecimento do tubo do BL-INJETOR pressionando-se o mesmo.

8 – ACABAMENTO

Remova o BICS com uma talhadeira e martelo, e terminar a parte reparada para uma superfície plana, usando um disco de desbaste com lixadeira.

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